A ética dos negócios (às vezes chamada de ética corporativa ou ética empresarial) é um tipo de ética aplicada ou ética profissional que analisa os princípios éticos e morais que são aplicadas no mundo dos negócios. Compreende todos os estilos da conduta dos negócios e é interessante no que diz respeito às condutas individuais das pessoas como das organizações em seu conjunto.
O domínio da ética dos negócios possui dimensões normativas e descritivas. Como uma especialidade corporativa e uma área de especialização, o campo é principlamente normativo. Os estudiosos que tentam dominar e indagar o modo dos negócios empregam métodos descritivos. O intervalo e o número de perguntas éticas do universo dos negócios reflete a interação de comportamentos focados em maximizar o lucro com preocupações não-econômicas.
O interesse na ética dos negócios cresceu muito ao longo das décadas de 1980 e 1990, tal dentro das organizações como no âmbito acadêmico. Por exemplo, no início do século XXI, a maioria das grandes organizações promovem o teu tratado com valores não-econômicos pequeno itens, tais como códigos éticos e compromissos de responsabilidade social. Os governos utilizam leis e regulamentos pra identificar comportamentos de negócios que eles consideram que são políticas benéficas.
- Auditor administrativo
- quatro Telefonia móvel
- Convênio Motor Ltda
- O que diga “amita”
- Especialização em Estatística Aplicada
- Seleccione a ideia de negócio que melhor se adapta a si
- 1 Eleição para a presidência
Em maneira implícita, a ética regula áreas e detalhes do posicionamento que se encontram fora do alcance do controle governamental. O surgimento de grandes empresas ou empresas com relações limitadas e pouca sensibilidade pra com as comunidades nas quais operam, tem acelerado o desenvolvimento de regimes éticos formais.
Os regulamentos éticas de negócio refletem as normas de cada período histórico. À proporção que o tempo passa, os fundamentos mudam, fazendo com que comportamentos que antes eram aceitáveis passem a ser questionada, no momento em que não rejeitados. A ética empresarial e o comportamento resultante das corporações evoluem de forma paralela. Corporações começaram destacando tua superioridade ética na década de 1980 e começo de 1990, supostamente na tentativa de distanciar-se dos escândalos empresariais de assim, como a crise de poupança e empréstimos.
O conceito de ética empresarial chamou a atenção de acadêmicos, meios de comunicação e as organizações de negócios para o término da Competição Fria. Não obstante, se atacou cada crítica às práticas comerciais por infringir a independência empresarial e os críticos foram acusados de apoiar os comunistas.
Isto quebrei o discurso da ética nos negócios, tal pela mídia como no mundo acadêmico. O conceito de ética empresarial surgiu no começo da década de setenta nos Estados unidos. A ética empresarial está relacionada com a filosofia dos negócios, cujo um dos objetivos é estabelecer os propósitos fundamentais de uma corporação.
Se o propósito de uma corporação é maximizar o rendimento econômico a seus acionistas, portanto sacrificar ganhos pra outros fins viola suas responsabilidades fiduciárias. Nos Estados unidos e em vários países as entidades empresariais são consideradas como pessoas a partir de um ponto de visibilidade interessante. As ‘organizações como pessoas’ têm, legalmente, os direitos e obrigações que possuem os cidadãos como pessoas. Um levantamento alcançado no ano de 2011, em imensos países, constatou que os níveis de aceitação para tal ponto de visibilidade não eram de 30% a 80% entre o “público informado”.