A briga do Chaco, entre Paraguai e Bolívia, se livrou de 9 de setembro de 1932 até o dia 14 de junho de 1935, pelo controle do Chaco Boreal. Foi a competição mais significativo da américa do Sul no decorrer do século XX.
O confronto consumiu vastos recursos económicos de ambos os países, por si só, muito pobres. Paraguai abasteceu seu exército com a enorme quantidade de armas e materiais capturados em diferentes competições. O Tratado de Paz, Amizade e Limites assinado em vinte e um de julho de 1938, e em 27 de abril de 2009, foi estabelecido o acordo de limites definitivo.
A área em litígio foi dividida em uma quarta cota sob a soberania boliviana, e 3 quartas partes sob a soberania paraguaia. A bolívia ganhou uma área às margens do alto rio Paraguai. O Chaco Boreal possui uma extensão de mais um menos 650 000 km2 (parecido a França) e, até fins da década de 1920, esteve quase despovoado e sem sondar.
Seus limites são: ao sul, o rio Pilcomayo e Argentina; ao leste, com o rio Paraguai e a localidade oriental do Paraguai; ao noroeste, a pré-cordilheira boliviana e o nordeste, as regiões de selva do Brasil e da Bolívia. A região era coberta por florestas, arbustos espinhosos e palmeiras.
Na faixa próxima ao rio Paraguai, se explorava o quebracho colorado para a realização do tanino. O desenvolvimento da agricultura pela época era escassa. É o terrível mundo da desorientação. Em todos os lugares é o mesmo, baixo, sujo, verde terroso.
O clima semi-tropical era semiestépico no setor oriental, e-almoço continental no sector ocidental. A temperatura poderia aparecer aos quase 50 °C no verão, e ser inferior a 0 °C. Era o habitat de uma vasto diversidade de cobras venenosas e insetos portadores de doenças, como a vinchuca e o mosquito. A água era escassa e salobra nas áreas centrais; os poucos poços e lagoas existentes tiveram uma importância vital durante a luta, todavia a contaminação dos mesmos produziram diversas baixas por disenteria. Existe um magnífico poço de água em Platanillos.
- Importação: 203.2 milhões kWh
- 1 Lançamentos on-line
- Aceita o aviso de que é um modo beta podes conter erros de processamento
- 1KM. Olha pra trás Izagirre a refletir em todos os rivais que estão fora do gancho
Os paraguaios, ao remover-lhe puseram uma bomba. Tem 40 metros de profundidade e são feitos esforços por rehabilitarlo. Mas sua água é intomable desse jeito nauseabunda. Ele extraiu o imediatamente enorme quantidade de água é cristalina, porém infecta, hedionda a curtiembre, a couros podres.
Se espera o consequência da observação de Villa Montes. No decorrer da temporada de chuvas, de dezembro a maio, os poucos caminhos, que eram caminhos empoeirados durante a maioria do ano, se transformam em fangales intransitáveis graças a pouca permeabilidade do solo. Esta inóspita localidade foi diversas vezes o adversário principal, que enfrentaram os 2 povos. Os antecedentes e as causas da briga do Chaco são complexos.
Paraguai, novas décadas antes, tinha sido devastado pela Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870). Uma das conseqüências foi a perda de enormes territórios, na zona leste. Enrique Peñaranda Castelo (a partir de dezembro de 1933, até o término da competição).
Atrás deles tiveram robusto intervenção o presidente Daniel Salamanca e a oligarquia boliviana. Osório e ensaios acústicos, composto foram substituídos por erros de condução e motivos políticos. Hans ensaios acústicos, composto foi a principal figura militar na Bolívia, nas duas décadas anteriores à competição. Chegou ao país em 11 de março de 1911, com o grau de superior, liderando uma atividade de 18 militares alemães contratada pelo estado boliviano para reorganizar o exército. Sua sensacional atuação, exclusivamente técnica, o que lhe valeu a promoção a general do exército boliviano.