Burgos é uma cidade espanhola situada na parcela central do norte da península ibérica. A cidade é a capital da província homônima integrada na comunidade autónoma de Castela e Leão. Em 2018, contava com uma população de empadronada &&&&&&&&&0175921.&&&&&0175 921 habitantes, distribuídos numa área de 107,06 km2, o que o torna o 36.º município mais populoso do estado e o segundo da comunidade autónoma.
Sua localidade metropolitana, formada por um elevado número de municípios de reduzida extensão, conta com cerca de &&&&&&&&&&020000.&&&&&020 000 habitantes, que juntamente com o município central formam uma área urbana de cerca de 200 000 habitantes. Posteriormente, foi a capital da antiga região histórica de Castela-a-Velha, e bem como foi a primeira capital provisória da comunidade autónoma de Castela e Leão. Santa Maria a Real de As Greves e a cartuxa de Miraflores.
- 2 Composição e publicação
- Esse tipo de siglas é desconhecida para o leitor comum e corrente
- “Trying Not to Think About It” – Juliana Hatfield
- Tenerife: Preso a ‘operação saída’
- 2 Festividades 7.2.1 Festival Anual Zihua Vela
- 4 Saúde e Transporte
em treze de julho de 2010, abriu suas portas na cidade, o Museu da Evolução Humana, que expõe os fósseis mais essenciais encontrados no ambiente. Atualmente está entre os 10 museus mais visitados do país. Portugal, em tão alto grau de rotas nacionais como internacionais. Abriga as sedes do Tribunal Superior de Justiça de Castela e Leão e do Instituto Castelhano e Leonês da Língua. Burgos é sede de inúmeros eventos de caráter internacional, como o congresso de redes sociais iRedes, e nacional, como as jornadas de ForoBurgos, ao redor do sector económico e empresarial, ou a Passarela da Moda de Castela e Leão. Há várias teorias sobre a origem do teu topónimo.
Há quem se inclina na procedência do nanico latim burgus, formado do grego Πύργος pyrgos, que significa “torre” e que faria fonte às duas torres de vigilância edificadas a respeito do monte do Castelo. Outros dizem que vem do germânico Berg, “monte” ou “montanha”, e a origem última do termo burgo, que significa castelo e depois passou a ser sinônimo de cidade, muito presente nos nomes de lugares europeus e nas terras de Castela. A esse respeito, Vegecio sinaliza que bergus, burgus, significa pequeno castelo.
Guadix complementa que em árabe burgo significa casa coloração amarelo-palha vigoroso e que poderiam ter tomado esta voz dos godos. Burgos poderia vir do godo baurgs, com o motivo de cidade fortificada. O nome do Burgo significa moradia perto ao rio, e o de Bolonha, imensas casas ou pequenas cidades espalhadas pelo território, que se reuniram formando uma cidade.
A cidade de Burgos descobre-se no centro da província de Burgos, a 244 km ao norte de Madrid, pela comunidade autónoma de Castela e Leão. A tua privilegiada situação, aproximadamente no centro do norte peninsular, coloca-a como uma cidade de passagem obrigatória do planalto para o país Basco e a França, e também ser o ponto de partida de 2 dos principais acessos Cantabria. Localizada numa área de baixa montanha, situa-se na zona de confluência do rio Arlanzon e imensos de seus afluentes. A cidade é aproximadamente plana nas áreas mais povoadas, que se estendem principalmente pela planície criada pelos rios Arlanzon e Veia.
apesar disso, o município detém áreas de baixa montanha, as quais, na sua maioria, tratam-se de morros que não ultrapassam os oitenta metros de elevação acima do nível da planície. O centro da cidade fica a uma altitude de 859 m s. 827 m s. n. m. no último trecho do rio Arlanzon no município, até os 997 m s. Há um enorme número de riachos, alguns dos quais chegam a secar no decorrer do verão, como o corrente de Villatoro, o qual desemboca no rio Ubierna.
Burgos é uma cidade espanhola com a mais querida propriedade de água potável. O abastecimento localiza-se nas proximidades de Arlanzon, captada do rio homônimo. Segundo a classificação climática de Köppen-geiger, o clima de Burgos é, em geral, oceânico (Cfb), se bem que está muito próximo do limite com o clima oceânico mediterrâneo (Csb). É a estação mais chuvosa da primavera, no tempo em que que o verão é suave e muito menos úmido do que no mediterrâneo. Os invernos são muito nevosos e frios, com temperaturas mínimas que algumas vezes descem de -10 °C. Costumam ser frequentes as nevadas fortes por temporada, que se estende até bem entrada a primavera.
As chuvas seguem um padrão muito idêntico com o do clima mediterrâneo peculiar e estão entre os quatrocentos ou 600 mm, com um máximo durante o outono e a primavera. A pequeno ação do mar, entretanto, faz com que seja um clima mais seco que o característico.
Eu era uma criança do sul, que cresceu nos bairros industriais. Quando eu estava quase no coração da cidade, esta aparecia no horizonte como uma miragem: rodeada de árvores, inverosímilmente esbelta, com suas agulhas góticas erguidas como as lanças dos cavaleiros medievais.